Prefeito assina documentação para início do projeto da nova captação de água em Itapira
- 20/12/2024
- 0 Comentário(s)
O prefeito Toninho Bellini assinou na manhã desta sexta-feira, 20, documentações para a Caixa Econômica Federal para dar continuidade aos processos burocráticos que envolvem a construção do novo sistema de captação de água do município. As próximas etapas contemplam a elaboração de um Projeto Social junto com a Secretaria de Promoção Social e a abertura do processo de licitação para contratação da empresa que será responsável pela obra. O presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Carlos Vitório Borretti Ornellas, e o Coordenador de Seção de Projetos e Obras da autarquia, Denis Augusto Mathias Salzani, também participaram do ato.
“Estamos cumprindo rigorosamente o cronograma planejado. Todas as etapas até agora foram realizadas dentro dos prazos estabelecidos e seguimos de acordo com os trâmites legais e burocráticos necessários para garantir que a obra seja executada de forma transparente e eficiente”, afirmou o Chefe do Executivo.
Após visita à Brasília no mês de junho, o prefeito conquistou R$ 30 milhões para o projeto de construção de um novo sistema de captação, estação elevatória e adutora de água bruta no Rio do Peixe através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Na época, ele apresentou ao Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho o projeto executivo já aprovado em todos os órgãos competentes, como Agência Nacional das Águas, DAEE e Cetesb.
A publicação da aprovação da proposta itapirense bem como autorização do repasse das verbas ocorreu no dia 26 de julho no Diário Oficial da União. No dia 7 de novembro foi assinado o Termo de Compromisso entre O Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura para liberação da primeira parte do recurso financeiro: 1.483.029,00 dos R$30.110.576,23 totais.
A nova captação de água bruta será responsável pela adução de uma vazão de até 430 l/s, sendo transportada por uma adutora por uma extensão de mais de 7,7 km até chegar na atual ETA (Estação de Tratamento de Água) do SAAE. A obra soluciona, por décadas, quaisquer problemas relacionados ao abastecimento de água na cidade.