Centro de Zoonoses vai retomar as nebulizações

  • 04/09/2024
  • 0 Comentário(s)

Centro de Zoonoses vai retomar as nebulizações

Nesta quinta-feira (5), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) retoma os trabalhos de nebulização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em Mogi Mirim. Segundo o coordenador de vigilância ambiental e zoonoses do CCZ, o médico veterinário Rogério Marcos Garros, com a aproximação da primavera e o registro de altas temperaturas, é fundamental que o combate ao mosquito da dengue seja intensificado.

E para dar início aos trabalhos, também nesta quinta-feira, técnicos da Simeprag, empresa contratada pela Secretaria da Saúde para realizar as nebulizações costais na cidade, estará na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Aterrado, na Zona Sul da cidade, para se reunir com os agentes comunitários de saúde (ACSs). Durante o encontro serão discutidos o plano de ação das equipes e os quarteirões que serão nebulizados.

Rogério alerta ainda que apesar da queda no número de infectados pela doença na cidade nos últimos meses, isso não significa que não haja mais o perigo de uma epidemia, como a registrada no primeiro quadrimestre deste ano. Até o momento, em Mogi Mirim houve 10,8 mil notificações de suspeita de dengue e 4,8 mil casos positivos.

QUINTAIS

As zonas Norte e Leste da cidade são onde ocorrem a maioria dos casos. O médico veterinário também fez questão de salientar que a presença dos ACSs durante as nebulizações vai garantir mais confiança por parte dos moradores, que conhecem os profissionais da Saúde e que darão respaldo e autenticidade ao trabalho dos técnicos da Simeprag.

“Dessa maneira eliminamos o temor dos moradores sobre possíveis golpes”, acrescentou Rogério. Além das nebulizações, O coordenador do CCZ explicou que o órgão também promove visitas casa a casa com o ACSs e agentes de controle de endemias (ACEs). Se algum caso é detectado durante as visitas, imediatamente é realizada uma busca ativa com objetivo de detectar novos casos.

Também vale enfatizar que as nebulizações, costais ou veiculares, só eliminam o mosquito alado e que, portanto, a limpeza dos quintais e demais locais que acumulam água é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Mais de 90% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos quintais das casas!

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes