“Inclusão em Pauta” discute políticas públicas para pessoas com deficiência em Mogi Mirim
- 29/06/2025
- 0 Comentário(s)
Recepcionado pelo Prefeito Paulo Silva, o Secretário Marcos da Costa participou do evento organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município
Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), representada pelo secretário Marcos da Costa, participou de mais uma edição do “Inclusão em Pauta”, realizada em Mogi Mirim, na região de Campinas.
De acordo com os dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mogi Mirim soma mais de 6,9 mil pessoas com deficiência. Diante disso, o evento teve como objetivo firmar parcerias com a prefeitura e lideranças locais para ampliar ações voltadas à autonomia, empregabilidade e inclusão social da população com deficiência na região.
Ao lado do prefeito Paulo de Oliveira e Silva, o secretário assinou parceria para levar ao município os programas TODAS in-Rede, Curso de Libras e o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). Além disso, ele reforçou a intenção de promover a inclusão em todo o estado: “A presença da Secretaria nos municípios, como hoje em Mogi Mirim, reforça nosso compromisso em levar políticas públicas de inclusão para cada canto do estado. Ainda há muito a ser feito, e seguimos trabalhando para ampliar o acesso a direitos, qualificação, esporte e oportunidades para as pessoas com deficiência em todas as regiões”, afirmou Marcos da Costa.
Para o prefeito Paulo Silva, a iniciativa garante a adoção de programas essenciais e necessários a cidade. “Mogi Mirim viabiliza um polo de atividades voltadas à pessoa com deficiência. A parceria com o Estado assegura os direitos desta parcela da população que deve ser amparada pelo Poder Público”, destacou Paulo Silva.
O secretário-executivo da SEDPcD, João Manoel Scudeler de Barros, também esteve presente e destacou à importância de ações como está para a inclusão na região. “A parceria firmada hoje em Mogi Mirim, minha querida terra natal, reforça o compromisso para garantir que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades de autonomia e empregabilidade que qualquer cidadão. Através desses programas, buscamos transformar vidas e criar um ambiente mais acessível em todas as regiões do estado”, disse João.
Também participaram do evento a vice-prefeita de Mogi Mirim, Maria Helena Scudeler de Barros, vice-prefeita de Mogi Mirim; vereador Roberto Luis Tavares; a presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ariani Queiroz Sá, além de autoridades de diversos municípios de toda a região.
Sobre as iniciativas firmadas na região
O programa TODAS in-Rede oferece cursos voltados para mulheres com deficiência, com temas como: trabalho, geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. Também inclui capacitação para profissionais que atuam nas redes de proteção e atendem mulheres com deficiência vítimas de violência.
No curso de libras, oferecido gratuitamente pela SEDPcD, os alunos desenvolvem o aprendizado da língua nos níveis Básico, Intermediário e Avançado. As inscrições são abertas para o público em geral de todo o Estado de São Paulo, mas o público prioritário são funcionários de órgãos públicos, para que o atendimento à população seja cada vez mais inclusivo.
Com a intenção de levar mais oportunidades de desenvolvimento profissional e permanência no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência, o Programa Meu Emprego Inclusivo (PEI) oferece qualificação profissional e empreendedora; análise do perfil profissional; perfil da funcionalidade e laudo médico; encaminhamento para vagas de emprego e apoio às empresas.