Secretário de Estado participa de evento em Mogi Mirim
- 24/04/2025
- 0 Comentário(s)
TURISMO É CAMINHO PARA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, DIZ
ROBERTO DE LUCENA, SECRETARIO DE ESTADO, EM EVENTO NA ACIMM
Com a presença do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e do prefeito Paulo Silva, foi realizado na tarde desta quarta-feira (23), no auditório da Acimm (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim), o seminário ‘CrediturSP - Crédito e Investimentos para o Turismo em Mogi Mirim e Região Turística’. O objetivo do evento foi apresentar a empreendedores e gestores públicos e privados as linhas de crédito disponíveis e as possibilidades de investimento para fortalecer o turismo regional. O seminário foi promovido pela pasta estadual, em parceria com a Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Secretaria de Turismo e Viagens, em outubro de 2023, o CrediturSP é considerado o maior programa de incentivo, facilitação e orientação ao crédito e investimentos turísticos do Brasil. Ele visa facilitar o acesso ao crédito por meio de instituições financeiras públicas e privadas parceiras do programa, como, por exemplo, o Fungetur, o Giro Digital, o FIP, o Fampe, o Pronampe e o Desenvolve SP, dentre outras. Até o momento, o CrediturSP concedeu R$ 2 bilhões em projetos turísticos, capital de giro e obras de infraestrutura.
“O turismo é a bola da vez. Ele é composto por uma cadeia de 52 setores da economia que, juntos, empregam mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos no Estado de São Paulo”, destacou Lucena durante a abertura do seminário, acrescentando que o turismo responde por 10% de todo PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. “O turismo é uma realidade face a mecanização no campo, a indústria robotizada e o impacto da inteligência artificial nas profissões”, apontou,
Para o secretário de Estado, o crédito oferecido pelo CrediturSP acelera o desenvolvimento econômico. “A região de Mogi Mirim tem enorme potencial e o desafio é transformar esse potencial em potência. O município que apostar e entender o turismo como uma alavanca econômica, vai sair na frente. Temos que aproveitar esse bom momento do turismo”, enfatizou.
Na mesma linha de raciocínio de Lucena, o prefeito Paulo Silva ressaltou a importância do turismo para a economia. “Turismo não é só lazer, ele gera emprego e renda”, frisou. “Com esse trabalho conjunto entre os municípios da região e o Governo do Estado, vamos construir um turismo regional forte”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Dalbo. A operacionalização do CrediturSP, com as linhas de crédito e financiamento oferecidas pelo programa, foi apresentada pelo economista Eduardo Madeira, consultor da InvestSP.
O seminário contou ainda com as presenças da vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros; do presidente do Comtur (Conselho Municipal do Turismo) e da IGR (Instância de Governança Regional), o Fórum Permanente da Região Turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana, Sebastião Zoli Júnior; do presidente da Acimm, Nelson Theodoro Júnior; e de representantes do Sebrae, do Senac e dos municípios de Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Conchal, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista e Paulínia, além empresários, secretários municipais, vereadores e servidores.