Secretaria da Saúde faz balanço das ações contra a dengue
- 14/03/2025
- 0 Comentário(s)

Combate ao mosquito não param em toda a cidade e a colaboração dos munícipes continua sendo fundamental nessa ‘guerra’
Desde o início do ano, quando os casos de dengue apontavam para um aumento no Município, a Secretaria da Saúde, por meio da VS (Vigilância em Saúde), vem agindo para minimizar os problemas causados pelo mosquito Aesdes aegypti no Município. Um dos números mais impressionantes é o de 17,8 mil visitas domiciliares realizadas em janeiro e fevereiro em todas as regiões da cidade.
Esse trabalho foi feito pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE) que intensificaram as ações de busca ativa de criadouros do mosquito transmissor da dengue, assim como na orientação a moradores sobre a limpeza dos quintais das casas, onde 90% dos criadouros são encontrados.
Em paralelo, a SSM (Secretaria de Serviços Municipais), colocou-se à disposição da Secretaria da Saúde com servidores, caminhões e máquinas, no auxílio da limpeza e recolhimento de entulho e outros materiais que poderiam servir de criadouro. Durante os mutirões de limpeza em áreas com maior concentração de casos, dezenas de toneladas desses materiais foram recolhidos.
Ainda no combate direto ao Aedes aegypti, foram realizadas nebulizações com equipamento costal na Vila Bianchi, Vila Melo, Vila Eunice, Santa Cruz, Aterrado, Jardim Bicentenário, Santa Luzia, Jardim Longatto, Santa Clara, Jardim Flamboyant e Mogi Mirim II, totalizando mais de 1,7 mil imóveis nebulizados.
Já na Zona Norte, além das nebulizações costais, também houve a aplicação do veneno com veículos da Secretaria da Saúde, os chamados “fumacês”. Nesta operação, outras 1,4 mil residências foram alcançadas por essa ação de nebulização.
Na próxima segunda feira (17), as nebulizações costais acontecem no Jardim Europa e Parque das Laranjeiras, ambos bairros da Zona Leste. A coordenadora da VS, Vivian Delalibera Custódio, disse que mais operações desse tipo deverão ocorrer a medida que a Secretaria de Estado da Saúde disponibilize inseticida para Mogi Mirim. Antes disso, a Secretaria Municipal da Saúde se mantém alerta, por meio do monitoramento diário das notificações de dengue, assim como dos atendimentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste e PSC (Pronto Socorro Central) da Santa Casa.
Outra medida a ser tomada nos próximos dias é a manutenção das limpezas em áreas de maior concentração de casos de dengue, além do atendimento às denúncias feitas por munícipes sobre áreas suspeitas de serem criadouros do Aedes aegypti. Vivian garante que muitos donos de imóveis já então sendo autuados por não cumprirem a notificação de limpeza e retirada de criadouros.
VACINA
Vivian informou ainda que a Secretaria da Saúde mantém uma sala de situação, onde são conferidos, diariamente, os dados sobre a situação epidemiológica com as demais secretarias municipais. Outra ação considerada importante é o atendimento aos pacientes pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com realização de exames e liberação de resultados no mesmo dia, inclusive com a soroterapia também disponível, caso seja solicitada pelo médico.
Por fim, a coordenadora da VS ressalta a ampliação de mais um consultório médico no PSC para o atendimento de casos de suspeita de dengue, além da contratação de mais oito auxiliares de enfermagem para o mesmo local.
Além de todas essas ações que a Secretaria da Saúde vem tomando para o combate à dengue, também é preciso realçar que a vacina contra essa doença ainda continua disponível para pré-adolescentes entre 10 e 14 anos em todas as UBSs. A vacina QDenga é aplicável em duas doses, com intervalo de seis meses. Não deixe de vacinar seu filho!